domingo, 22 de outubro de 2017

IFPB promove torneio


Descobrimos no site do Instituto Federal da Paraíba uma matéria que foi publicada no dia 14 de junho passado. Como trata-se de um tema atual e dentro do espírito da Federação Paraibana de Xadrez, no que se refere à interiorização, e já que estamos em contato com o professor Abdallah  Arcoverde (foto) vamos reproduzi-la na íntegra. 



Campus João Pessoa sedia 
II Torneio Intercampi de Xadrez do IFPB
(Participam da competição estudantes de Princesa Isabel, Picuí, Campina Grande, Cabedelo, Itaporanga e João Pessoa)

Em sua segunda edição, o Torneio Intercampi de Xadrez do IFPB foi realizado hoje (14) no Ginásio II do Campus João Pessoa. A competição é organizada pelo professor Abdallah Salomão Arcoverde em conjunto com outros docentes de Educação Física de vários campi e conta com o apoio da pró-reitoria de Asssuntos Estudantis.

O evento reuniu 27 estudantes do campi Princesa Isabel, Picuí, Campina Grande, Cabedelo, Itaporanga e João Pessoa, sedo 16 homens e 11 mulheres. O torneio também servirá como seletiva para a etapa Nordeste dos Jogos do Institutos Federais que acontecerá entre 18 e 23 de julho em Fortaleza.

O professor Abdallah destacou que a prática de xadrez estimula o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos e ressaltou que o esporte já faz parte do conteúdo da disciplina de Educação Física, no Campus, João Pessoa. Antes da abertura do evento o docente esclareceu algumas dúvidas dos competidores.


Na abertura do evento, representando o diretor geral do campus João Pessoa, a chefe do Departamento de Ensino Superior, professora Michele Beppler reforçou a importância dos torneios esportivos na formação dos estudantes. "A competição também promove a troca de experiências e construção de novas amizades, coisas que o esporte traz além dos benefícios físicos e mentais. Essas atividades nos ensinam o que é companheirismo e trabalho em equipe", frisou.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo.destacou e reconheceu o esforço e compromisso em promover esse tipo de evento. "A realização do II Torneio de Xadrez significa a boa continuidade do trabalho que começamos no ano passado e reforça a importância das práticas esportivas para a integração de todos os campi do IFPB", enfatizou.

Macedo também ressaltou que a pro-reitoria de Assuntos Estudantis está sempre buscando a articulação com os diversos campi para promover o esporte e a Educação Física como um componente essencial para a formação completa de nossos estudantes. "Vivenciem o esporte como um elemento de integração e formação humana e cidadã, além das trocas culturais" finalizou.

Resultados da competição


Na modalidade individual feminino, o 1º lugar ficou com Emerly (João Pessoa), em 2º lugar ficou com Esther (Itaporanga) e Tácila (Picuí) ocupou a 3º colocação. Na modalidade masculino, Leandro (João Pessoa) chegou em primeiro, seguido de Iderval (João Pessoa) e Pedro Gebriel (Campina Grande), 2º e 3º respectivamente.
Na categoria por equipes, o resultado final feminino ficou assim conhecido: 1º João Pessoa, 2º Itaporanga e 3º Princesa Isabel. No masculino por equipes, João Pesoa ficou em primeiro lugar, seguido de Campina Grande e Princesa Isabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário