sábado, 14 de abril de 2018

Os 100 dias da nova FPBX

Por Fernando Melo

Quando o sonho  dá sinais de se tornar realidade, a felicidade começa a bater a porta de cada um de nós, anunciando que novos dias virão. 

É com este sentimento otimista que começamos a escrever sobre os 100 dias da nova gestão da Federação Paraibana de Xadrez.

Ivanilson, Genildo, Fernando e Ubirajara
No dia 5 de janeiro último, quando tomamos posse, juntamente com Genildo Gomes, na presidência e vice-presidência da Federação Paraibana de Xadrez,  respectivamente, já estavam traçados os caminhos que teríamos de percorrer ao longo dos quatro anos que teremos pela frente. Sabíamos que era uma tarefa desafiadora, porque iríamos mudar a cultura de uma instituição  que ao longo de 50 anos, com algumas exceções,  teimava em patinar numa zona limitada, praticamente reduzida à cidade de João Pessoa. Não tinha a força de uma Federação Paraibana e assim ficava com pouco prestígio junto as demais cidades do Estado.

Com  Ivanilson Pereira e Ubirajara Barros, os dois  diretores técnico e secretário, respectivamente,  da FPBX, juntamos os quatro dirigentes numa reunião para traçar o destino da Federação para o quatriênio 2018-2021.

As 3 metas

Cadastramento
Interiorização
Xadrez Pedagógico


Além de medidas como a publicação da Planilha Orçamentária de Despesas e Receitas da FPBX , a reforma dos Estatutos, em andamento, e a nova orientação no calendário do Campeonato Paraibano 2018, quando será criado o Torneio de Candidatos e cujo vencedor desafiará o atual campeão, estamos dando destaque neste artigo a três metas ousadas que nos levou a formar o slogan Juntos somos mais fortes. Sem essa união, não de quatro, mais de todos os enxadristas paraibanos, não teríamos o sucesso que hoje estamos comemorando,

O Cadastramento começou tímido, mas foi aos poucos se firmando. Estamos com 121 e a nossa meta para esse ano é chegarmos a 300 enxadristas. Alguns amigos chegaram a criticar o baixo valor da anuidade. Mais importante que os 10 reais (pagos uma vez por ano) era a adesão do enxadrista aos projetos da Federação. Melhor 10 do que zero. Aos poucos, outros caminhos vão se cruzando para que o caixa de Federação não se esvazie por conta de despesas administrativas.

Veio então a Interiorização com o vitorioso projeto  em andamento: o Circuito FPBX 2018, Um por todos, todos por um. São seis cidades com suas seis etapas e mais uma cidade sediando a Grande Final do Circuito. Campina Grande, João Pessoa, Esperança, Baraúna, Bananeiras e Patos. A cidade de Alagoa Grande foi indicada para a Grande Final.
Para o segundo semestre desse ano de 2018, teremos dois eventos importantes que vão fortalecer ainda mais essa interiorização.

O Xadrez Pedagógico é das três metas, o maior desafio.  Podemos dizer que estamos no caminho certo, vislumbra uma luz no horizonte, que vai iluminar os passos da Federação nessa heroica missão de levar o xadrez para as escolas de todo o Estado.
Felizmente já existem cidades que estão tocando essa tecla afinada, como é o caso de João Pessoa, Esperança e Pombal, para citar apenas três onde temos conhecimento direto, a exemplo do que vem sendo feito no TOP João Pessoa, GEO Esperança e Secretaria de Educação de Pombal.

Apoio da CBF
Lideranças paraibanas com o presidente da CBX,  GM Darcy Lima
Todos os participantes da histórica reunião no Littoral Hotel

Nesses 100 dias, reputo como o acontecimento mais importante da FPBX, a reunião do dia 17 de março, no Littoral Hotel, com o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, GM Darcy Lima e diversas lideranças do xadrez paraibano, onde estavam presentes representantes das cidades de Princesa Isabel, Pombal, Patos, Esperança, Campina Grande, Lucena e João Pessoa.
 Após ouvir com atenção todos os representantes, Darcy Lima mostrou-se confiante no trabalho que a Federação Paraibana de Xadrez estava a fazer e disse que a CBX iria participar promovendo a realização do Curso de Capacitação em Xadrez Pedagógico, a ter lugar em Campina Grande no próximo mês de agosto, mais precisamente nos dias 18 e 19.

Agradecimentos

Vamos encerrar esse artigo lembrando alguns nomes que estão empenhados em contribuir para o fortalecimento da Federação Paraibana de Xadrez. Além dos nomes citados acima, podemos lembrar Fernando Sá, Luis Flavio Paiva, Ivson Miranda, Amilcar Pessoa, Francinaldo Rodrigues, Severino Amâncio, Paulo Dália, Bruno Paulo, Jociel Games, Edillon Lima, Laurentino Neto, André Eleutério, Fagner Lima, Joaquim Virgolino, Eny Moura, Aracoeli Ramalho, Fabson Palhano,  José Mario Espínola, Alexandre César, Antonio Gomes.

Além desses, muitos outros tem ajudado, a exemplo dos diretores dos Colégios GEO  Esperança, TOP João Pessoa, além dos institutos de ensino em Remigio e Alagoa Grande.
A todos esses o nosso agradecimento na certeza de que sem apoio de todos pouco seria feito até agora.

Reconhecimento

Recebemos duas significativas correspondências, que fazemos questão de trazer ao conhecimento dos leitores. A primeira foi de José de Aquino Mendonza e a segunda de Dácio Lima Gonçalves, que já foi presidente da Federação Paraibana de Xadrez, gestão em que fui seu vice-presidente. 

Vejamos:

Ao Sr. Fernando Melo
Meus cumprimentos ...
    Como apaixonado pelo xadrez que o sou, tenho acompanhado assiduamente, o proficiente trabalho que o REINO DE CAÍSSA vem realizando, há considerável tempo, incansavelmente, sob tua direção, em prol da prática e divulgação do xadrez entre nós paraibanos. E que se diga de viva voz que o fazes levado pelo notório espírito de disciplina, competência e exuberante amor à causa.
       Assim, testemunhando essas asserções, venho te dizer da razão que me leva a te dirigir, merecidamente, não obstante esses poucos meses já passados, meus sinceros e justos aplausos, em reconhecimento ao teu desprendimento e espontaneidade dispensadas ao longo do exercício 2017.
      Aplausos, os quais sei que não ficarão restritos aos já consignados, porque já vislumbro outros, agora com a tua presença à frente da Federação Paraibana, exercício 2018, quando já começaste, graças à tua visão prospectiva, a dar início a interiorização do xadrez em nosso Estado. como um processo de integração, expansão e socialização entre as comunidades.
          A propósito, é uma iniciativa inteligente e próspera que reflete um caminho ao progresso do nosso xadrez, assim como esta outra que convida enxadristas ao RECADASTRAMENTO junto à nossa Federação.
           Em assim sendo, FERNANDO, sabemos que se imbuídos estivermos no propósito de que somos uma família, podemos dar ao xadrez paraibano novos rumos e perspectivas àqueles que já estão pisando neste palco e àqueles que estão para chegar.              
     Parabenizar o REINO DE CAÍSSA, forçosamente é parabenizar o Sr. FERNANDO MELO, meritório, por razões óbvias, já aqui aludidas.
              Finalmente, fazemos votos, para que a tua gestão 2018, venha despontando bem sucedidas realizações.
               Nosso abraço
               José de Aquino Mendonza (11-04-18)


Dácio e Fernando, presidente e vice da FPBX, em 2010
        
 "A FPBX nunca esteve tão bem quanto sob a gestão de pessoas como vocês. Parabéns aos enxadristas, por terem Fernando Melo e Família, amantes da Arte de Caíssa, à frente do xadrez paraibano. Parabéns Fernando". 
               Dácio Lima Gonçalves (12-04-18)

          E assim chegamos ao final deste artigo, conscientes e certos de que o leitor possa acreditar, como acreditamos, possa confiar, como confiamos,  possa ter a fé, como a temos de que dias melhores vamos ter para o xadrez paraibano, graças a união e a parceria dos que verdadeiramente amam a arte de Caíssa! (Domingo,15 de abril de 2018)

3 comentários:

  1. É uma enorme satisfação fazer parte dessa história! Parabéns a essa gestão exitosa e solidária, que sabe reconhecer as dificuldades e traçar metas audaciosas para suprir ou amenizar as peripécias que aparecem ao longo no trajeto. Conte com o apoio de Baraúna. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nossos votos de constante desenvolvimento do Xadrez PB. Com a união de todos, tudo é possível. Sucesso!!

    ResponderExcluir