quarta-feira, 21 de março de 2018

I Copa Abdias Sá

O saudoso Abdias Sá homenageado pela FPBX
A Federação Paraibana de Xadrez se sente honrada em poder patrocinar eventos que façam lembrar a memória de enxadristas que contribuíram para o crescimento e fortalecimento do xadrez em nosso Estado. Foram muitos e um deles teve uma participação marcante na história, ao dirigir em 1976 o Campeonato Brasileiro de Xadrez, realizado no Hotel Tambaú. Estamos falando do saudoso engenheiro Abdias da Silva Sá, que soube administrar com coragem e determinação a Federação Paraibana de Xadrez. Ele será o primeiro nessa série de homenagens da FPBX.

Começa nesse sábado a 1ª Etapa da I Copa Abdias Sá. São apenas 10 jogadores, num ativo de 15 minutos (não será usado o tempo com acréscimo, ou seja 10'+5''). O sistema é schuring, isto é, todos contra todos. A inscrição é de 20 reais.

Esse evento tem várias finalidades. Além de homenagear a memoria de quem realmente fez em favor do nosso xadrez, é um caminho para fortalecer as finanças da Federação, uma vez que não haverá premiação em dinheiro. No entanto, ao final da 10ª Etapa dessa Copa, os vencedores de cada uma farão a Grande Final, valendo rating e premiação para todos os 10 participantes.

E ainda tem a finalidade de fazer caixa para a premiação que será dada para os vencedores do I Campeonato Paraibano de Xadrez Ativo, que será realizado no segundo semestre deste ano de 2018. 

A Academia de Xadrez Caldas Vianna já prestou mais de uma homenagem à memória de Abdias Sá. Vajamos abaixo, um texto assinado por Fernando Sá, presidente da Caldas Vianna e sobrinho do homenageado.



O campeão receberá uma caneca nesse modelo
As inscrições para essa I Etapa já estão abertas e se encerram sexta-feira. O pagamento da inscrição, (20 reais) pode ser feito antes da primeira rodada que começa impreterivelmente às 15 horas. O local dos jogos é na Academia de Xadrez Caldas Vianna. Não precisa trazer peças nem relógios. A direção se encarrega dessa parte. Lembrando por fim, que são apenas 10 vagas por etapa. Juntos somos mais fortes.

2 comentários:

  1. Mestre Fernando, acho este um formato de jogo interessante, mas poderia ser melhorado. Por quê não reduzir o número de rodadas de 9 pra 7, ampliando o número de atletas (dado que a AXCV é, reconhecidamente, um espaço tradicional e muito procurado para a prática do xadrez e o interesse, certamente, é maior que o número das vagas oferecidas) e fazer um suíço de 10+5 ou 15+0 mesmo (Por que não jogar com acréscimo?), classificando os atletas ao final do circuito para o evento? Pois se alguém vence a primeira etapa, por exemplo, automaticamente fica esse alguém dispensado de jogar as outras 9 por não haver propósito, mas caso sejam classificados aqueles que fizerem mais pontos no circuito ( poderia ter uma categoria geral e sub-1900) isso incentivaria os jogadores a participar de mais etapas, sendo contemplados para a participação na final aqueles que contribuem efetiva e assiduamente com a AXCV e a Federação, sendo este um método mais justo e positivo, ao meu ver, em todos os sentidos. Um grande abraço, mestre!

    ResponderExcluir
  2. Mestre Tomaz! As sugestões são sempre bem vindas. Essa primeira etapa da Copa Abdias Sá não será alterada, o que não impede que possamos rever o formato das futuras etapas. Abraços.

    ResponderExcluir