quarta-feira, 7 de março de 2018

O xadrez e a educação - 3

CONTINUAÇÃO


Método
Procedimento: A coleta de dados desenvolveu-se através da utilização de diferentes instrumentos.

Observações:
Reuniram-se 18 sessões de observação em nove instituições de ensino, sendo quatro escolas públicas, três escolas privadas, um "centre d'animation" e uma escola de xadrez, totalizando 24 h e 15 min. Todos os estabelecimentos localizavam-se na região parisiense (França).
Sujeitos: participaram desta etapa alunos cursando desde a pré-escola até o segundo grau, uja faixa etária variava de seis a quinze anos.
Objetivos:
a) Cumprir a familiarização e consequente adaptação mútua do pesquisador com seu objeto de estudo em diversas situações.
b) Delimitar mais claramente as metas a serem atingidas pela investigação.

Ensino:

Ministrou-se, no ano letivo de setembro/1985 a junho/1986, curso de xadrez em três diferentes instituições:
a) uma escola privada laica na qual este ensino era obrigatório, desenvolvendo-se durante 30 aulas de uma hora por semana para uma classe de 5ª série (20 alunos, idade média: 11 anos) e para uma classe de 6ª série (15 alunos, idade média: 12 anos)
b) uma escola pública onde o xadrez era atividade facultativa durante uma hora no período do almoço, quatro dias por semana para 31 estudantes com faixa etária variando de 11 a 16 anos (5ª série do 1º grau à 3ª série do 2º grau). Totalizaram-se 19 aulas.
c) um "centre d'animation" que organizava um cuso semanal de 1h e 15min para oito crianças de seis a dez anos, alunos da pré-escola à 4ª série, somando-se 27 aulas.

Objetivos:

a) Descrever, analisar e avaliar métodos de pedagogia enxadrística, voltados para as especificidades institucionais dos diferentes estabelecimentos estudados.
b) Elaborar programas básicos de ensino de xadrez,com características próprias para cada clientela.
c) Determinar as condições de sua integração curricular no ensino regular.

Questionários:

Distribuiram-se diferentes questionários, de acordo com os sujeitos:

a) Alunos
Um primeiro questionário, apresentado a todos os participantes das atividades descritas. no item anterior, foi aplicado no início do ano escolar. O instrumentos constitui-ase de 14 perguntas abertas.
Objetivos:
Recolher dados de identificação, expectativas relativas ao curso de xadrez, o nível prévio de conhecimento enxadrístico e as demais áreas de interesse acadêmico.
Um segundo questionário, composto por 30 perguntas abertas, três de múltiplas escolha e duas fechadas, foi passado ao final do ano letivo.
Objetivos:
Investigar as impressões, críticas e sugestões dos alunos referentes ao ensino ministrado.

b) Professores
Um conjunto de oito perguntas abertas e uma fechada foi distribuído ao término do período letivo aos professores das outras disciplinas.
Objetivos:
Conhecer a representação desenvolvida pelos docentes de outras áreas em relação ao ensino do xadrez em sua instituição.

c) Pais
Um instrumento semelhante àquele aplicado aos professores foi entregue aos responsáveis dos alunos por intermédio destes.
Objetivos:
Obter suas principais percepções da experiência do processo ensino-aprendizagem do xadrez.

Entrevistas:

a) Alunos
Construiu-se um roteiro de entrevista semi-estruturado dirigido a 28 estudantes distribuídos em sete grupos com diferentes níveis de desempenho na experiência de ensino executada. Considerando o grau de implicação do pesquisador decorrente da sua condição de professor, optou-se pela participação de um entrevistador não diretamente envolvido com a investigação.
Objetivos:
Os mesmos dos questionários, coma vantagem de proporcionar um contexto favorável à expressão dos alunos, uma vez que a entrevista, ao contrário dos questionários, não é tão frequentemente associada à situação acadêmica.

b) Diretores
Após o término da experiência de ensino, os três dirigentes foram entrevistados pelo próprio pesquisador.
Objetivos:
Conhecer suas expectativas, impressões e opiniões sobre a introdução do ensino do xadrez em seus respectivos estabelecimentos.

CONTINUA

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