sexta-feira, 2 de março de 2018

O xadrez e a educação

Por Prof. Dr. Antonio Villar Marques de Sá
(Universidade de Brasília - Faculdade de Educação)


Experiências de ensino enxadrístico em meios escolar, periescolar e extra-escolar

Palavras chaves:
xadrez, escolar, periescolar, extra-escolar, pedagogia enxadrística, aprendizagem lúdica.


Este artigo é baseado em uma investigação desenvolvida para a elaboração da Tese de Doutorado em Ciências da Educação intitulada "Le Jeu d'échecs et l'education: experiences d'enseignement échiquéen en milieux scolaire, périscolaire et extra-escolaire", financiada pelo CNPq, orientada pelo Professor Emérito Gilles Ferry e defendida na Universidade de Paris X - Nanterre (França) em 22 de novembro de 1988 (432 p.)
A problemática desta pesquisa exploratória abrange as seguintes questões: Que fatores influenciam a utilização do xadrez como inovação pedagógica no ensino regular? O que caracteriza a introdução do xadrez nos meios escolar, periescolar e extra-escolar? Existem diferenças neste processo? Qual método educativo e qual o programa didático melhor atendem às especificidades deste ensino?

Fundamentação teórica

O lúdico no campo educacional

A importância do jogo para o desenvolvimento humano tem sido objeto de estudo das mais diferentes abordagens. a atividade lúdica foi enfocada sob o ponto de vista filosófico (Pascal, Alain, Henriot, Schopenhauer, Nietzsche, Bataille, Sartre), sociológico (Huizinga, Hirn, Caillois), psicanalítico (S. Freud, A. Freud, Klein, Winnicoot, Charles-Nicolas, Enriquez) psicólogo ( Gross, Claparède, Chateau, Piaget, Vigotsky) e pedagógico (Rousseau, Pestalozi, Frobel, Montesorri, Decroly, Freinet, Michelet). As teorias elaboradas até o presente momento enfatizam elementos diferentes, o que as tornam úteis para a análise de determinados aspectos particulares do fenômeno lúdico. Não existe, portanto, uma teoria,  universalmente aceita sobre ele.
Por outro lado, verifica-se um movimento crescente visando a introdução do lúdico em todos os níveis de ensino, pretendendo-se expandí-lo para além das classes pré-escolares. Não obstante, nenhuma transformação em profundidade foi absorvida no plano curricular, sendo que o debate em torno das vantagens e desvantagem desta evolução faz parte de uma discussão mais ampla sobre o modo de compreender a natureza do processo educacional (UNESCO, 1986).
Em suma, ao que tudo indica a implementação da aprendizagem lúdica no ensino depende da superação do paradoxo que consiste em adotar o jogo - uma atividade voluntária - cuja finalidade está voltada para os interesses e necessidades individuais - para mediar uma tarefa concebida no sentido de atingir objetivos acadêmicos externamente estabelecidos.

O valor educativo do xadrez

Na Suiça, o xadrez é utilizado no ensino para desenvolver várias qualidades, dentre as quais (PARTOS, 1978): atenção, concentração, raciocínio lógico-matemático, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, autocontrole, perseverança, espírito de decisão.
Em uma partida de xadrez, os jogadores efetuam etapas básica do raciocínio (DE GROOT, 1978) : fazer um plano, agrupar as alternativas, aprofundar progressivamente a investigação, estipular a ordem de investigação, escolher e tomar a decisão.
De acordo com vários autores, a atividade enxadrística contribui ainda para o desenvolvimento de muitas capacidades, a saber: criatividade (TIKHOMIROV, 1970), memória (GOLDIN, 1979), cálculo  (GOLOMBEK, 1980) e inteligência geral (ROOS, 1984).
Mas, o principal mérito da aprendizagem enxadrística, desde que adotada ludicamente, repousa no fato de permitir que cada aluno possa progredir seguindo seu próprio ritmo e, assim, atender a um dos objetivos primordiais da educação moderna.
Diversos trabalhos demonstram que o xadrez pode constituir atividade indicada para um trabalho junto a uma população apresentando dificuldade de adaptação social.
Ao ser incluído em classes de baixo rendimento escolar , ele funciona como um suporte pedagógico: para que os alunos alcancem a autoestima essencial para qualquer processo educativo.
Em vista do fator motivacional subjacente ao ato de jogar, é possível favorecer o interesse e a habilidade necessários para o bom desempenho em outras matérias. Aliás, o xadrez tem se mostrado um excelente instrumento para o acompanhamento do desenvolvimento cognitivo.
Isto é particularmente notável no que tange ao ensino de matemática, pois auxilia a aprendizagem de (DEXTREIT, 1981):  

- aritmética: com a ajuda das noções de troca e valor comparado das peças e de controle das casas.
- álgebra: graças à representação gráfica do tabuleiro e ao cálculo do índice de performance dos jogadores que podem ser assimilado a um sistema de equações com "n" incógnitas
- geometria: o movimento das peças introduz às noções de vertical, horizontal, diagonal.
As aplicações do xadrez na área da matemática, são bastante vastas e não necessariamente de nível elementar, pois, entre, outras, elas concernem (ENGEL, 1978): análise combinatória, cálculo de probabilidades, estatística, informática, teoria dos jogos de estratégia.
Do ponto de vista heurístico, um problema de xadrez pode ser concebido como um problema de matemática (PUSCHKIN, 1967). Tanto que matemáticos como Gauss e Euler interessaram-se, respectivamente pela colocação de oito damas no tabuleiro e pelo percurso do cavalo sobre as 64 casas do tabuleiro.
Por tudo isto, constata-se que a atividade enxadrística é útil para a educação matemática na medida em que oferece múltiplas possibilidades no campo da resolução de problemas (FERNANDEZ, 1991), além de intermediar para o individuo a construção de sua própria matemática, situando-se assim, entre as abordagens atuais da educação em geral.

(CONTINUA)

2 comentários:

  1. Mestre Fernando!
    Muito interessante esse artigo. Particularmente tinha uma ideia semelhante a desse artigo (sem mesmo conhecê-lo). Quando tiver mais tempo, irei pesquisar um pouco nessa área e produzir algum conhecimento científico. É uma combinação perfeita. Matemática e Xadrez.

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  2. Mestre Fagner! Acreditamos e confiamos na sua capacidade para tanto. O Xadrez da Paraíba tem muito a enriquecer com sua valiosa participação.

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