terça-feira, 20 de março de 2018

O paladino e a matriarca!

O agora Comendador Luis Macedo recebe a honraria
... de Dona Ana, matriarca do xadrez paraibano




















Um momento muito especial ocorreu durante a cerimônia de encerramento do Memorial Bobby Fischer, no final da tarde do último domingo, no Littoral Hotel. Foi quando o presidente da Federação Paraibana de Xadrez, jornalista Fernando Melo, convidou Dona Ana para entregar a Comenda Bobby Fischer, ao Paladino do Nordeste, o potiguar Luis Soares de Macedo, que no último dia 2 de fevereiro completou 95 anos de idade!

Esta é a primeira vez que a FBBX  homenageia uma personalidade do mundo enxadrístico com a Comenda Bobby Fischer. O paladino Luis Macedo é merecedor pela sua historia de dedicação e amor à arte que muito lhe ajudou a educar seus filhos e netos. E pelo tempo de vida que ainda lhe resta, certamente seus bisnetos atenderão aos seus ensinamentos.

Por sua vez, Dona Ana foi a pessoa indicada pela Federação para a entrega da comenda por ter também uma historia de amor à Caíssa. Todos os enxadristas paraibanos e aos que aqui pisam o solo tabajara para participar de torneios, têm uma dívida de gratidão para com ela. Sem Dona Ana teríamos muito pouco. Fundadora e presidente de honra da Academia de Xadrez Caldas Vianna, essa matriarca que todos nós chamamos carinhosamente de Dona Ana, dava início na primeira metade da década de 70 a uma nova e promissora visão do xadrez competitivo. Com ela presente foi que tudo começou. Daí esse reconhecimento da FPBX.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário