Na entrevista, conheci um pouco da luta heroica de Kobayashi à frente de 300 alunos da rede municipal de ensino. |
Posso afirmar com segurança que um dos momentos mais importantes à frente da Federação Paraibana de Xadrez, ocorreu no último sábado, no Clube de Xadrez Miramar, quando tive a oportunidade de entrevistar a Senhora Fátima Kobayashi, professora do Projeto Xadrez nas Escolas da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que tem a coordenação geral do Mestre FIDE Francisco Cavalcanti.
Não é nenhum exagero afirmar que seu trabalho além de hercúleo é heroico. De terça a sexta-feira, manhã e tarde, ela se multiplica ensinando em três escolas, com alunos na média de idade de 8 a 14 anos. No total são cerca de 300 alunos! As escolas são Dumerval Trigueiro Mendes (8 turmas, 150 alunos), Padre Pedro Serrão (100 alunos) e Leonidas Santiago (50 alunos), todos no Bairro do Cristo.
Ao longo da conversa, o que mais me emocionou foi saber que a entrevistada foi a primeira professora de Luiz Antonio Tomaz, hoje um nome conhecido e respeitado em todo o Brasil para quem acompanha o xadrez nacional.
Kobayashi me disse que no inicio, alguns dos seus alunos se destacavam, entre eles Mateus, Yesus e Luiz Tomaz! Mas o fato é que dos três, somente Tomaz conquistou esse espaço destacado, por conta do seu esforço. Lembra a professora que ele estudava muito e fez do aprendizado do xadrez a razão de sua vida! Estava plantada a semente para termos em um futuro breve uma árvore frondosa e que agora começa a nos dar frutos.
Parabéns, professora Fátima Kobayashi. Estamos orgulhosos do seu empenho, da sua determinação e do seu amor ao ensino do xadrez! A Federação Paraibana de Xadrez está e estará sempre presente para apoiar o seu trabalho, reconhecer o seu esforço e aplaudir as suas conquistas! (FM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário