domingo, 25 de fevereiro de 2018

FPBX: patrono do Torneio de Esperança!

Transparência sem limites! Juntos somos mais fortes! São lemas que a Diretoria da Federação Paraibana de Xadrez adota e vai continuar adotando, praticando, e trazendo para suas fileiras enxadristas abnegados que podem oferecer valiosa contribuição para o desenvolvimento do xadrez em todo o Estado.

Estamos vivenciando essa experiência, no momento em que a Diretoria decidiu apoiar, na condição de patrono, o XXI Torneio de Xadrez Esperança-Paraíba, dos dias 27 e 28 de abril,  após  uma longa conversa entre o presidente da Federação, Fernando Melo, e o presidente do Clube de Xadrez de Esperança, Joaquim Virgolino. 

Conhecemos a determinação do desbravador Joaquim, o seu empenho em fortalecer cada vez mais o xadrez. Prestativo, comunicativo, esforçado e o que  faz pelo xadrez em sua região é com amor, o credencia junto aos diretores da Federação a confiança necessária para atitudes como a que foi tomada.

O presidente da Federação resolveu convocar alguns enxadristas abnegados e expor a situação.
Dirigir um torneio de tal porte, com 5 mil reais em prêmios, durante dois dias, numa cidade do interior, não é tarefa fácil. Apoios que a direção do evento contava não chegaram e era preciso fazer algo para que esse torneio fosse realizado. E nessa convocação, que contou com a solidariedade de Ivson dos Anjos - Estudos dirigidos, da Feirinha do Livro da FPBX e dos enxadristas Genildo Gomes, Fernando Melo, José Mário Espínola e Fernando Sá, foi possível somar 800 reais, valor esse que sera repassado para os organizadores. significando uma contribuição valiosa diante da realidade que vivemos.

A Federação fez isso de forma consciente. Sabe que era preciso fazer, mas entende que não pode e nem deve alimentar esperanças de outras doações desse porte. O caso em questão tem suas peculiaridades e acreditamos que esse ano de 2018 não iremos mais poder prestar tal apoio. Temos que interiorizar o xadrez de forma realista, consciente. E torneio como esse de Esperança, cuja premiação está alem dos padrões que a FPBX adota,  é uma exceção e, mesmo assim, desejamos  que seja coroada com o sucesso  das outras edições.

Queremos aproveitar o momento para informar que o  enxadrista representante da região, fora do eixo João Pessoa e Campina Grande, compreendendo cidades como Esperança, Guarabira, Remigio, Pedras de Fogo, Solânea, Alagoa Grande, que for melhor classificado nessa edição do Torneio de Esperança, terá vaga garantida no Torneio de Candidatos 2018 com oito integrantes pelo sistema de matchs / mata-mata, cujo vencedor será o desafiante do atual Campeão Paraibano.  O outro representante do interior, da região do Sertão, será conhecido em setembro, quando for realizada a 6ª Etapa do Circuito FPBX, na cidade de Patos.

Por fim convocamos os interessados em jogar o Torneio de Esperança que se inscrevendo até o dia 28 deste mês, receberão um brinde (camiseta) e pagará uma inscrição diferenciada, já que em março será outro valor, o mesmo ocorrendo em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário